Postado por: Gustav Queiroz
Salve, rapaziada! Tudo bão cocês? Muito ocupados salvando o mundo? Aí sim! *-*
Salve, rapaziada! Tudo bão cocês? Muito ocupados salvando o mundo? Aí sim! *-*
Bom, sem muitas cerimônias pra começarmos a falar desse jogasso, o título já diz tudo, então vamos direto ao assunto!
Nota: Caso você não goste desse jogo, ou não goste de RPG's, ou não curta o trabalho de Akira Toriyama(sim, ele é um dos produtores desse jogo), ou não esteja disposto a tentar mudar de ponto de vista, então PARE IMEDIATAMENTE DE LER ESTE ARTIGO. E morra! E volte no próximo artigo, prometo que escreverei sobre algo que seja mais interessante pra você. <3
Chrono Trigger é um grande pioneiro no mundo dos games, em vários e vários aspectos. Começando pelo enredo, que é sobre o que falarei agora.
História
Tudo começa no ano 1000 A.D, no reino de Guardia. No pequeno vilarejo de Truce, mora um rapaz chamado Crono que, assim como todo jovem protagonista de RPG, é sedento por aventura, é apenas um aspirante a guerreiro no começo de tudo (nem uma espada de verdade ele tem, ele começa o jogo com uma Katana de MADEIRA), e também é muito honrado, bondoso e generoso. A diferença dele pros outros protagonistas de RPG's é que ele é um dos primeiros desse tipo, no mundo dos games.
Seguindo em frente com a história... em Guardia, o reino estava comemorando 400 anos de paz e, por ocasião do ano 1000, o rei organizou uma grande "Feira Milenar" para comemorar. Nessa feira, ele conhece uma garota chamada Marle, que passa a ser sua ~ amiga ~ (aham, sei). Após isso, eles são convidados a testar a mais nova invenção de Lucca, sua melhor amiga, que é inventora. Quando Marle testa a invenção, algo sai errado e ela desaparece através de um portal, e Crono decide ir atrás (nem tá gamado né, vagabundo?), e percebe que o portal não leva apenas de um lugar a outro. É um portal capaz de levar de uma época a outra no tempo!
Crono sai no reino de Guardia, porém no ano de 600 A.D, e descobre que a antes desaparecida rainha Leene (que dá o nome à praça e ao sino que estão na Feira Milenar) tinha acabado de aparecer. Crono vai investigar isso e acaba descobrindo que a Rainha Leene era, na verdade, a própria Marle!! Lucca também vai para 600 A.D e assim que ela chega, percebe que Marle é, na verdade, a princesa Nádia da época deles e, provavelmente, uma descendente da Rainha Leene!!
Lá eles também descobrem que naquela época havia um mago muito poderoso, que estava prestes a invocar uma criatura extremamente mortal, que poderia destruir o mundo inteiro. E ele devia ser impedido. Mas esse é apenas o primeiro inimigo, e apenas o começo da história...
Magus e sua foice ulltra estilosa.
Bem, eu não vou contar a história inteira. Não tenho dedos suficientes pra isso. E estou poupando eles um pouco pra jogar o Chrono Trigger aqui no PC. *-*
Agora vou falar um pouco sobre um dos maiores motivos de Chrono Trigger ser um jogo tão bem desenvolvido.
Equipe de Desenvolvimento
Na época, a Nintendo tinha nas mãos uma equipe verdadeiramente revolucionária, inovadora e pioneira, com idéias realmente fantásticas. Tanto que essa equipe de produção recebeu um título à altura: "The Dream Team".
Eis aqui os nomes dos produtores:
Hironobu Sakaguchi (Produtor da série "Final Fantasy")
Yuji Horii (Diretor da série "Dragon Quest")
Kazuhiko Aoki
Nobuo Uematsu (Músico de "Final Fantasy")
Yasunori Mitsuda
Todos eles tinham na época a idéia de fazer um jogo que seria deveras um divisor de águas na história dos RPG's e dos games em geral, com os melhores gráficos possíveis, um sistema de batalhas bem dinâmico, múltiplas finalidades e objetivos (criarei um sub-tópico só pra falar desse último), uma história empolgante e uma bela trilha sonora. Trilha sonora essa que inclusive rendeu um CD no Japão, e se tornou uma das trilhas sonoras mais bem-sucedidas do universo dos games.
Deixei pra citar por último um nome em especial, de uma pessoa que certamente fez toda a diferença nesse jogo, não apenas no desenvolvimento do design e enredo do jogo e da aparência dos lugares e personagens, mas contribuiu imensamente com sua genialidade, sendo esse um dos maiores motivos de esse jogo ser um dos melhores de todos os tempos:
AKIRA TORIYAMA (Criador do mangá e das séries "Dragon Ball", "Dr. Slump", e designer dos jogos "Dragon Quest" e "Blue Dragon")
Enredo, Dinamismo, Finalidades e Objetivos
Não é a toa que Chrono Trigger serviu e sempre servirá como inspiração para outros jogos. Tive muito recentemente a experiência de zerar o jogo e acompanhar a história de ponta a ponta pela primeira vez, e ela é realmente fantástica. Cada atitude que você toma no jogo resulta em algum tipo de consequência e muda o fluxo da história do jogo. Vou citar apenas 1 exemplo fictício, pra não publicar spoiler aqui (Sim, eu quero que a nova geração dessa molecada jogue e conheça Chrono Trigger com a mesma empolgação que eu tive.) :
Digamos que você plante uma muda de árvore no ano de 12.000 B.C (Before Christ, ou "Antes de Cristo). Quando você viajar para o ano de 600 A.D ou 1000 A.D, é provavel que haja uma floresta ali, onde você tenha plantado a muda. Sim, uma insignificante semente. Isso faz com que esse jogo, mesmo se tratando de um RPG, continue sendo empolgante, sem permitir que você enjoe. Existem inúmeros finais alternativos, cenas, diálogos, itens e armas, tanto que eles não são conseguidos zerando ele apenas uma vez. Se você já jogou a versão pra PS, ou em algum emulador de SNES no PC, sabe do que estou falando. Caso não saiba, vá ao final deste artigo. ;)
A coerência desse jogo é excelente, sem contar as referências históricas que ele traz. Falemos de algumas delas.
Curiosidades e referências históricas e mitológicas
Crono - Na mitologia grega, Crono é o Deus do tempo, e líder dos Titãs no Olimpo. Ou seja... NÉ
Ayla - Nos livros "Clan of the Cave Bear", de Jean M. há uma mulher pré-histórica chamada Ayla.
Janus - O verdadeiro nome de Magus é referência a um Deus que tinha a habilidade de ver tanto o passado quanto o futuro - exatamente como Magus faz no jogo.
Ozzie, Slash e Flea - Foi a primeira coisa que pensei na primeira vez que li esses nomes. E sim, é exatamente isso que você pensou também! xD~
Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Slash (Guns N' Roses) e Flea (Red Hot Chili Peppers)
Nu - Segundo o vocabulário grego, Nu é o fluído do qual todo o universo foi criado.
Gaspar, Melchior e Balthasar - São os três gurus que trabalham para a Rainha Zeal. Os nomes são os mesmos dos 3 reis sábios que dão presentes a Jesus assim que o mesmo nasce.
Lavos - "La significa fogo. vos significa grande". E foi assim que Ayla explicou, no jogo, o significado do nome de Lavos, o "Fogo grande" que caiu do céu e atingiu a terra em 65.000.000 B.C
Curiosidades sobre as datas
65.000.000 B.C - É a data estimada pelos cientistas na qual um meteoro gigantesco cai na Terra, dando início à uma era glacial que leva todos os dinossauros e inúmeras espécies de animas à extinção. E sim, esse evento acontece no jogo.
12.000 B.C - É aproximadamente a data em que a cidade-reino de Atlantis afundou. Por isso o reino celestial de Zeal cai e fica embaixo do mar nesse ano, no jogo.
1999 A.D (Anno Domine, do latim "Ano de Nosso Senhor", ou apenas "Depois de Cristo") - "1.000 passará, porém 2.000 não chegará". Assim rezava a profecia de Nostradamus, sobre o vindouro fim do mundo. Que não aconteceu.
Será que foi porquê o Crono salvou a gente? =P
Animê
Existe um OVA de Chrono Trigger, produzido por Akira Toriyama para a TV Japonesa. Mas, infelizmente, graças à maldita SOPA e ao fechamento do Megaupload, o único link que eu encontrei pra download desse filme não existe mais. Também existem cenas de jogo que foram feitas pelo próprio Toriyama no remake para PS.
E só pra trollar vocês e deixá-los com ainda mais água na boca, aqui um vídeo com a maior parte das cenas:
P.S: Antes que eu me esqueça: Caso você tenha zerado ele pela primeira vez no PS, ou em algum emulador de SNES pra PC, não pense que tudo acaba ali. Clique em "New Game +" na tela inicial do jogo, e descubra que as tarefas e coisas pra se fazer estão apenas no início.
Agora vou falar um pouco sobre um dos maiores motivos de Chrono Trigger ser um jogo tão bem desenvolvido.
Equipe de Desenvolvimento
Na época, a Nintendo tinha nas mãos uma equipe verdadeiramente revolucionária, inovadora e pioneira, com idéias realmente fantásticas. Tanto que essa equipe de produção recebeu um título à altura: "The Dream Team".
Eis aqui os nomes dos produtores:
Hironobu Sakaguchi (Produtor da série "Final Fantasy")
Yuji Horii (Diretor da série "Dragon Quest")
Kazuhiko Aoki
Nobuo Uematsu (Músico de "Final Fantasy")
Yasunori Mitsuda
Todos eles tinham na época a idéia de fazer um jogo que seria deveras um divisor de águas na história dos RPG's e dos games em geral, com os melhores gráficos possíveis, um sistema de batalhas bem dinâmico, múltiplas finalidades e objetivos (criarei um sub-tópico só pra falar desse último), uma história empolgante e uma bela trilha sonora. Trilha sonora essa que inclusive rendeu um CD no Japão, e se tornou uma das trilhas sonoras mais bem-sucedidas do universo dos games.
Deixei pra citar por último um nome em especial, de uma pessoa que certamente fez toda a diferença nesse jogo, não apenas no desenvolvimento do design e enredo do jogo e da aparência dos lugares e personagens, mas contribuiu imensamente com sua genialidade, sendo esse um dos maiores motivos de esse jogo ser um dos melhores de todos os tempos:
AKIRA TORIYAMA (Criador do mangá e das séries "Dragon Ball", "Dr. Slump", e designer dos jogos "Dragon Quest" e "Blue Dragon")
Enredo, Dinamismo, Finalidades e Objetivos
Não é a toa que Chrono Trigger serviu e sempre servirá como inspiração para outros jogos. Tive muito recentemente a experiência de zerar o jogo e acompanhar a história de ponta a ponta pela primeira vez, e ela é realmente fantástica. Cada atitude que você toma no jogo resulta em algum tipo de consequência e muda o fluxo da história do jogo. Vou citar apenas 1 exemplo fictício, pra não publicar spoiler aqui (Sim, eu quero que a nova geração dessa molecada jogue e conheça Chrono Trigger com a mesma empolgação que eu tive.) :
Digamos que você plante uma muda de árvore no ano de 12.000 B.C (Before Christ, ou "Antes de Cristo). Quando você viajar para o ano de 600 A.D ou 1000 A.D, é provavel que haja uma floresta ali, onde você tenha plantado a muda. Sim, uma insignificante semente. Isso faz com que esse jogo, mesmo se tratando de um RPG, continue sendo empolgante, sem permitir que você enjoe. Existem inúmeros finais alternativos, cenas, diálogos, itens e armas, tanto que eles não são conseguidos zerando ele apenas uma vez. Se você já jogou a versão pra PS, ou em algum emulador de SNES no PC, sabe do que estou falando. Caso não saiba, vá ao final deste artigo. ;)
A coerência desse jogo é excelente, sem contar as referências históricas que ele traz. Falemos de algumas delas.
Curiosidades e referências históricas e mitológicas
Crono - Na mitologia grega, Crono é o Deus do tempo, e líder dos Titãs no Olimpo. Ou seja... NÉ
Ayla - Nos livros "Clan of the Cave Bear", de Jean M. há uma mulher pré-histórica chamada Ayla.
Janus - O verdadeiro nome de Magus é referência a um Deus que tinha a habilidade de ver tanto o passado quanto o futuro - exatamente como Magus faz no jogo.
Ozzie, Slash e Flea - Foi a primeira coisa que pensei na primeira vez que li esses nomes. E sim, é exatamente isso que você pensou também! xD~
Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Slash (Guns N' Roses) e Flea (Red Hot Chili Peppers)
Nu - Segundo o vocabulário grego, Nu é o fluído do qual todo o universo foi criado.
Gaspar, Melchior e Balthasar - São os três gurus que trabalham para a Rainha Zeal. Os nomes são os mesmos dos 3 reis sábios que dão presentes a Jesus assim que o mesmo nasce.
Lavos - "La significa fogo. vos significa grande". E foi assim que Ayla explicou, no jogo, o significado do nome de Lavos, o "Fogo grande" que caiu do céu e atingiu a terra em 65.000.000 B.C
Nossa, Ayla! Assim você me mata! (Refiro-me à clava dela)
Curiosidades sobre as datas
65.000.000 B.C - É a data estimada pelos cientistas na qual um meteoro gigantesco cai na Terra, dando início à uma era glacial que leva todos os dinossauros e inúmeras espécies de animas à extinção. E sim, esse evento acontece no jogo.
12.000 B.C - É aproximadamente a data em que a cidade-reino de Atlantis afundou. Por isso o reino celestial de Zeal cai e fica embaixo do mar nesse ano, no jogo.
1999 A.D (Anno Domine, do latim "Ano de Nosso Senhor", ou apenas "Depois de Cristo") - "1.000 passará, porém 2.000 não chegará". Assim rezava a profecia de Nostradamus, sobre o vindouro fim do mundo. Que não aconteceu.
Será que foi porquê o Crono salvou a gente? =P
Animê
Existe um OVA de Chrono Trigger, produzido por Akira Toriyama para a TV Japonesa. Mas, infelizmente, graças à maldita SOPA e ao fechamento do Megaupload, o único link que eu encontrei pra download desse filme não existe mais. Também existem cenas de jogo que foram feitas pelo próprio Toriyama no remake para PS.
E só pra trollar vocês e deixá-los com ainda mais água na boca, aqui um vídeo com a maior parte das cenas:
Por hoje é só, amiguinhos! Espero que gostem do review, e que estejam com tantas saudades desse mega-jogo da mesma maneira que eu já estou!
P.S: Antes que eu me esqueça: Caso você tenha zerado ele pela primeira vez no PS, ou em algum emulador de SNES pra PC, não pense que tudo acaba ali. Clique em "New Game +" na tela inicial do jogo, e descubra que as tarefas e coisas pra se fazer estão apenas no início.
Este comentário foi removido pelo autor.
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