09 dezembro 2011

Maneiras de ajudar a humanidade sem ser imbecil

Por Nerd Atual   Postado As  23:26   Tecnologia Sem Comentários

Postado por: Diego Bittencourt



Este artigo se trata de algo muito interessante que circula na web há algum tempo, o World Community Grid, um projeto de computação distribuída que visa beneficiar a humanidade criando o maior supercomputador do mundo, onde todos os usuários contribuem um pouco com o processamento de seu computador doméstico. Pra variar projetos assim não fazem sucesso no Brasil. Uma estatística do SETI@HOME, projeto semelhante, o país não aparecia nem no Top 100.

Irei resumir o funcionamento



"O software World Community Grid utiliza o tempo ocioso de computadores pessoais para realizar projeções e cálculos, divindo assim o trabalho em milhares de computadores espalhados pelo mundo.
Se um computador está utilizando, por exemplo, apenas 60% da sua capacidade de processamento, o World Community Grid utiliza os 40% restantes e ajusta este percentual conforme a variação da capacidade ociosa do computador
Enquanto alguns outros projetos mundiais de processamento distribuído como o SETI@home ou Genome@home abordam apenas um projeto, o World Community Grid oferece múltiplos projetos humanitários para a participação utilizando um mesmo software. Os projetos são escolhidos criteriosamente por membros de grandes instituições de pesquisa e universidades do mundo inteiro.
Os usuários podem ainda se unir a times que são criados por organizações, empresas ou por usuários individuais. Os times proporcionam um clima de competição, beneficiando os projetos."
via Wikipédia

Pra quem ainda não entendeu a grandiosidade do projeto, ele é da IBM e tem vínculo com as maiores universidades e pesquisadores do mundo. Ele já ajudou por exemplo em 44 tratamentos potenciais para o vírus da varíola. Esse é apenas um exemplo. Os números não são grandes, mas são vidas. Outra vantagem grande é que usa somente a capacidade ociosa do PC. Já o usei por mais de um ano (vou voltar a usar) e não há diferenças no desempenho.


Obviamente projetos assim não são a solução para todos os problemas existentes, mas é uma coisa muito mais útil do que postar fotos de crianças com elefantíase no Facebook ou repetir discursos manjados como "Com o dinheiro do consumo da carne no mundo daria pra matar a fome na áfrica com alimentação vegetariana", coisa que só faz as pessoas se sentirem culpadas sem de fato serem culpadas. Cadê as ideias boas nas redes sociais?
Divulguem o máximo possível =)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
© 2013 Blog Nerdialidade - Criado por - Matheus Fidelis - Converted by BloggerTheme9
Traduzido Por - Template Para Blogspot. Proudly Powered by Blogger.