09 agosto 2014

Perdeu seus arquivos? Nunca mais! Conheça serviços gratuitos de armazenamento na nuvem!

Por Unknown   Postado As  18:49   Tecnologia Sem Comentários



 Já perdi a conta de quantas vezes me deparei com problemas no trabalho e de amigos pessoais que criavam o habito de salvar suas informações em pendrives e HD's e depois se encontravam desesperados para obter tais dados de volta depois que seu disco foi corrompido ou alguma coisa fez com que a partição fosse excluída tornando os tais dados inacessíveis. Sempre tento criar rotinas na vida das pessoas que me cercam para que pelo menos uma vez na semana ou no mês façam seus backups de arquivos e fotos em alguma pasta da nuvem para garantir a segurança dos mesmos. Acreditem, minha mãe usa a nuvem.

Mas o que é nuvem??? Deve ser aqueles lances super complicados que só quem é da área da informática entende. Eu nunca vou saber usar isso na vida...

 Na verdade você não precisa ter nenhum conhecimento "NOUSSA COMO EU MANJO DE INFORMÁTICA" pra utilizar de serviços em nuvem, o negócio é mais bobo do que as pessoas imaginam, e ao contrário do que muitos pensam, não é nenhum vilão complicador, pois com o uso correto pode virar um tremendo facilitador tanto no que diz respeito ao acesso quanto a segurança dos seus dados, uma vez que você vai poder acessar, subir ou baixar seus documentos, fotos e planilhas de qualquer lugar que tenha acesso a internet. Pois se você tem um storage no OneDrive, por exemplo, é só baixar o aplicativo no computador, celular ou tablet e tudo estará sincronizado automaticamente para seu acesso. Prometo escrever um texto sobre sincronização de dados para estudantes e micro/médias empresas mais pra frente. Quando eu terminar um projetinho pessoal sobre, mais precisamente.

A integração dos dispositivos móveis com a internet está crescendo cada dia mais, e a necessidade de ter sempre à mão dados importantes é maior, e adotando o serviço de Cloud Computing pro uso pessoal pode trazer todas as vantagens a tona nessas horas.

Tanto na vida pessoal quanto no ambiente empresarial, a rotina de backups hoje é de extrema importância para garantir a segurança de uma série histórica financeira, versões de bancos de dados e até mesmo garantir que anos de pesquisa de faculdade não sejam jogados fora por uma simples falha de HD, perda de uma mídia externa ou a quebra do pendrive que você carrega pra lá e pra cá junto com o seu conjunto de chaves. Eu por exemplo, já adequei minhas rotinas para nem mesmo usar documentos em disco físico pois hoje graças a nossa amada tecnologia, existem vários serviços gratuitos e seguros para guardar nossas informações. 

As dicas a seguir são apenas ferramentas que você vai poder utilizar para resolver seu problema, mas grande parte da questão está em se habituar a utilizar das mesmas, adotando as soluções pra valer. É tudo questão de fluxo, só depende de você! "Ah, mas eu não quero usar isso, é muito complicado, já tô acostumado de um jeito agora vou ter que mudar??" - Bom você que sabe, cada um é cada um. 




O Goole Drive é o serviço definitivo de armazenamento da Google que contém, além de um pouco de armazenamento gratuito, algumas ferramentas de edição de texto, planilhas e até um projeto de apresentação de slides integrado pra poder editar seus documentos diretamente da nuvem, evitando assim o trabalho de ficar baixando, editando e upando novamente. 
 O Drive é voltado principalmente para quem usa do Gmail e o Google+, pois é possível vincular fotos e anexos facilmente. Recebeu um e-mail com um documento importante? Ah, legal! Em um cliquezinho e ele já está no drive disponível para você acessar do seu computador, celular, tablet, iPad onde quer que esteja, evitando o trabalho do download e armazenamento em disco local. Seu armazenamento inicial é de 15 GB, o que é bem viável pra você que quer fazer backup de um número razoável de informações. 
 Apesar de ter interface amigável e navegação fácil, ele é limitado no que diz respeito a automatização dos backups, pois ainda não conta com nenhum tipo de backup automático da câmera.
 Meu veredito final seria para utilizar o Google Drive exclusivamente para documentos, uma vez que 15 GB hoje em dia não é lá grandes coisas para coisas mais pesadas. 



https://www.dropbox.com/

 O Dropbox é um dos serviços favoritos dos usuários de nuvem, pois com ele é muito fácil de receber espaço adicional. Você começa com um número muito limitado de espaço, quem dirá seus 2 GB, mas concluindo os passos de instalação e indicando para seus amigos, você pode alcançar muito mais. Eu, no caso, tenho 50 GB de espaço na minha Dropbox, e a uso para backups mais pesados como aplicativos, executáveis, HQ's e etc. Ao contrário das outras ferramentas, a Dropbox não possui nenhum serviço de edição vinculado ao seu acesso via browser, tornando quase que obrigatório o compartilhamento em disco, o que acaba consumindo um pouco dos seu espaço físico do HD, mas ainda sim é o ideal para quem faz uso do compartilhamento de pastas. Eu, por exemplo, utilizo de uma pasta compartilhada entre meus colegas da faculdade onde transitamos arquivos e materiais de aula para facilitar o acesso, o que de uma maneira geral é um quebra galho do caramba, sem contar que quanto mais amigos você convida para utilizar dos serviços da Dropbox, mais espaço adicional você ganha. 
 A navegação em browser é simples e funcional, mas como disse anteriormente, ele é especifico apenas para storage de arquivos e fotos, pois a tarefa de acessar e editar os arquivos que nele estão armazenados é um pouco incômoda uma vez que você precisaria efetuar o download do arquivo, modificar e subir novamente. 




http://onedrive.com/

Deixamos o melhor por ultimo aqui. O OneDrive, derivado do extinto SkyDrive, é um serviço da Microsoft que todo usuário do Windows 8 ou Windows 8.1 é obrigado a conhecer, uma vez que ele já vem integrado ao sistema operacional. Hoje o OneDrive é a ferramenta diária que eu não me vejo abrindo mão, pois ele é vinculado ao Office 2013 e executa backups e salva seus documentos automaticamente, garantindo que nenhum cabeçudo vá perder. Seu espaço de armazenamento é pequeno, mas é possível conseguir algum espaço a mais sim, mas não faz muita diferença uma vez que seu uso é apenas para documentos, planilhas e anotações do OneNote.
 Eu sou um pouco fanboy de Linux, mas também sou muito fã do Office, o que na minha opinião é a maior obra prima da Microsoft, e graças ao Office Online, serviço online cujo qual eu posso acessar o Word, Excel, PowerPoint e Outlook pelo browser de uma maneira épica, eu posso utilizar o Office na plataforma Linux. Não é a melhor coisa do mundo pra um nerd retardado?? SIM!! - O ambiente do OneDrive via browser é específico para multiacesso e seus documentos são abertos no Web Office automaticamente, evitando que você baixe seus arquivos para editar e fazer o retrabalho de subir novamente. 
 A partir do Office 2013, a conta da microsoft serviu pra unificar bastante as coisas, seu bloco de anotações do OneDrive que você usa no escritório, é sincronizado automaticamente com o Web, celular e tablet, tornando seus cadernos acessíveis em multiplataformas.

Bom, agora vocês não tem mais motivos pra buzinar a minha orelha com um HD queimado que continha todos os seus 10 anos de faculdade, ein! - Isto fica feliz em lhe ser útil. 


Curtam nossa Fan Page a e participe do nosso Grupo do Facebook!

CADASTRE-SE E RECEBA TODOS OS POSTS NO SEU E-MAIL!



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
© 2013 Blog Nerdialidade - Criado por - Matheus Fidelis - Converted by BloggerTheme9
Traduzido Por - Template Para Blogspot. Proudly Powered by Blogger.