Postado por: Marcelo Karka
Olá amigos!
Como de costume, deixem-me perguntar : Qual foi o último jogo que vocês deram final?
E mais, quantas vezes morreram no último chefe?
Ok, vou fingir que ouvi vossas respostas e considerarei que o jogo era de ação/aventura e que vocês falharam muitas vezes. E não só no último chefe.
Isso nos faz pensar que o jogo está dificíl, que o desafio é grande. Porém, você morre, morre, morre, morre...E vive. Talvez todos os personagens tenham decidido incorporar Jason ou talvez Goku, pois eles sempre voltam. Me digam, qual o desafio, depois de morrer 654687 de vezes seguidas, decorar as táticas e em uma vez futura, simplesmente ganhar?
Um dos jogos que ferrou com o conceito "dificuldade" é Resident Evil. Dias parado em uma parte do jogo para conseguir um item e logo depois morrer sem ter salvo e quase quebrar o videogame. Porém, esperar o sangue baixar e recomeçar tudo. Essa era a ladainha do PSOne. Já no PS2 jogamos um Call of Duty com zumbis. Além dos "Continue" infinitos. POR QUÊ, CAPCOM?
![]() |
Resident Evil 2 : Ainda existia dificuldade nessa época |
E isso não acontece somente nesse jogo, e mais que isso, acontece em quase todos os novos jogos. Falo isso sem medo de estar errado.
Ainda, há um jogo em especial que camufla essa facilidade dada, com um artifício da história, que é o Prince Of Persia. Ele dá ao jogador a chance de voltar em uma morte ou queda, porém o jogador deve conquistar isso com as 'areias do tempo'.Não que eu apóie isso, porém é uma maneira menos idiotificante do que morrer e simplesmente voltar no mesmo lugar.
![]() |
Prince of Persia: The sands of time |
Essa facilidade dada aos jogadores é uma das causas pelo videogame ser considerada um entretenimento fútil. Pode parecer piada, mas eles ajudavam a nos controlar. Sim, caros, aprendemos com o videogame.
Porém, com o uso certo. Adolescentes idiotas são construídos pelas idiotices que são expostos.
Para os que dizem que o importante em jogos é a diversão eu rebato : A dificuldade faz parte da diversão.
Ouso dizer que os jogos atuais têm pouco desafio, se comparados com os jogos de até, pelo menos, 5 anos atrás.
ResponderExcluirComparar R.E. com Call of Duty eu acho que foi uma bela brincadeira hein. Mas pensando bem, é realmente verdade, alguns jogos atuais é bem broxante. Nem todos.
ResponderExcluir