Postado por: Marcelo Karka
Colaboração de : Deniel Vieira
Olá, Amigos!
Vamos começar, adivinhem como? Perguntando, claro. Então, não tenham medo de rastreamento nem nada, ninguém está nos observando (eu espero), e me respondam: Vocês compram jogos piratas?
RÁ! 99,9% de nossos leitores já compraram, compram ou fazem uso desse tipo de produto. E mais, no Brasil, 42% da população consome produtos pirateados. E não são só as cópias de jogos ou filmes que se incluem nessa categoria, também contam o conteúdo da Internet.
E esse número é tão alto por quais motivos? Não só pelo baixo preço dos produtos pirateados, mas pelo alto preço dos autênticos.
E por quê os autênticos são tão caros? Ah, meus amigos, como sempre a culpa é do Brasil. Impostos abusivos, em todo e qualquer tipo de comércio. A pirataria só crescerá, claro. Além disso, a falta de fiscalização e a aceitação da pirataria como parte do cotidiano contribui para a sua continuidade.
Outro tipo de uso ilegal de direitos autorais é a modificação do conteúdo de alguns jogos, muito frequente em jogos de futebol que alteram os times, estádios, uniformes, tudo em prol da diversão. Também incluem traduções para determinados idiomas. Isso é legal, porém ilegal.
A Pirataria pode ser aceita como forma de protesto por alguns, mas é mais um escape em um país que apesar do grande crescimento, a tecnologia ainda é um tabu, algo considerado dispensável, de luxo. E às vezes ela serve pra financiar a diversão. Uma pena que não é só pra isso.
A extinção disso não depende só de nós, esse é o maior problema. Enquanto houver preços altos, haverá uma maneira de burlar isso. Além da Internet, aonde é impossível rastrear todo compartilhamento de dados.
No final acaba sendo muito trabalhoso acabar com a pirataria e ela torna-se aliada da expansão tecnológica, por mais que seja de maneira ilícita, em um país com tanta desigualdade econômica.E esse crime acaba tornando-se moral apesar de ilegal , diferente dos impostos que apesar de legais são um tanto imorais.