Postado por: Marcelo Karka
Colaboração: Deniel Vieira
Mario, Sonic, Link. Personagens marcantes da história dos videogames, que nos inspiravam e inspiram a continuar jogando. Porém, qual o diferencial desses personagens, além de seu grande sucesso?
Colaboração: Deniel Vieira
Mario, Sonic, Link. Personagens marcantes da história dos videogames, que nos inspiravam e inspiram a continuar jogando. Porém, qual o diferencial desses personagens, além de seu grande sucesso?
Sim, há um outro ponto, que é ao "que" nos remete esses personagens. Por exemplo, o primeiro console que se faz presente em nossas mentes ao pensar em jogar Mario é o Super Nintendo. E é justamente isso que não deixa o Super Nintendo cair em esquecimento.
Agora leitores, permitam-me perguntar : Qual o personagem que vem em sua cabeça ao pensar em jogar PS2 ou PS3?
Esse é o "ponto-problema" destacado aqui. A Sony não tem um personagem que marque história. Não por falta de tentativas.Vamos relembrar alguns:
Sackboy, Personagem do LittleBigPlanet, possui carisma, é bonitinho, é infantil. Agora eu pergunto a vocês : Vocês o conhecem? Pois então.
Kratos, da série God of War. Mas, imaginem que grande exemplo, como mascote de sua empresa um ser sanguinário, que tem como jornada matar, decepar, estripar. Digamos que não cairia muito bem.
Crash Bandicoot: A Peramelemorphia (sim, essa é a sua éspecie), seria o perfeito personagem para a Sony. E teve seu sucesso no PSOne. Porém, a Sony além de não brigar pela sua distribuição enfrentou a atual safra de crianças que preferem matar e ver sangue jorrar em seus jogos.
Talvez, o problema do Crash tenha sido o de muitos personagens Sonystas. Antigamente as crianças viviam em suas eras coloridas de seus mundos de faz de conta.
Agora, analisando a história da Nintendo, por exemplo, podemos encontrar no mínimo três personagens que com inocência e uma dose de infantilidade conquistam fãs e geram o bem comercial de suas respectivas produtoras.
Então, seria conveniente por parte da Sony, mostrar o potencial que tem também em outros conceitos como esse, pois seria importante para ela mesma e para a história dos videogames, que é dependente disso.