Postado por: Gustav Queiroz
Saudações, rapaziada feliz! Vi que esse blog ainda não falou sobre livros, e vi que retrospectivas estão na moda. Então vou fazer uma breve retrospectiva com sinopse de alguns lançamentos literários de 2011, espero que curtam. E que tomem a iniciativa de começar a ler. Todas as pessoas que leem são mais interessantes. Isso serve pra galera do blog também. (Menos o Deni e o Karka, acho que eles já fizeram alfabetização no ensino fundamental e sabem ler, então tá beleza)
E, partiu retrospectiva!
Indicação Nerdialidade (Mentira, é a deste que vos escreve, mesmo):
Beber, Jogar, F@#er
Autor: Andrew Gottlieb
Editora: Planeta do Brasil
Ah, um grande abraço pro meu amigo Marco Túlio Borsato. Esse livro parece ter sido escrito pensando nele.
Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Objetiva
Antes da sinopse, um beijo mais que especial a uma amiga de mesmo nome, a qual eu tenho MUITA afeição! Agora sim, eis a belíssima história do livro.
Na Barcelona dos anos 80, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 40. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. 15 anos depois, ele regressa à Barcelona para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor.
Indicação minha no gênero policial:
Trilogia Millenium: 1 - Os Homens que não amavam as mulheres; 2 - A menina que brincava com fogo; 3 - A rainha do castelo de ar
Autor: Stieg Larsson
Editora: A mais recente edição saiu pela Companhia das Letras
Uma trilogia sensacional e envolvente, que vai virar filme. Aliás, o primeiro filme já existe pra DVD (mas sabemos que você vai é baixar, mesmo)
Vamos por partes, falando do primeiro livro: Os homens que não amavam as mulheres
Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriaria do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase 40 anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos - ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento (ou morte) de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
Livro 2 - A menina que brincava com fogo
O Tutor de Lisbeth é morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados - um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma, bem como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar sua inocência e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rápido possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode se deparar com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.
Livro 3 - A rainha do castelo de ar
Segredos revelados, mistérios desvendados e um desfecho sensacional.
Lisbeth Salander agora conta com excelentes aliados. O principal é Mikael Blomkvist, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos. No mesmo front estão ainda Annika Giannini, irmã de Mikael, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
E, pra finalizar por hoje (já que a minha intenção é te fazer ler os livros, e não meus textos infindáveis aqui no blog), uma série de ficção e magia muito aclamada: A crônica do Matador do Rei
No momento, o livro foi publicado até o segundo volume, sobre o qual falarei logo em seguida.
Mas, comecemos da forma tradicional:
O nome do vento - A crônica do matador do Rei - Primeiro dia
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Sextante
Sob a identidade do proprietário da Hospedaria Marco do Percurso, esconde-se um homem enigmático, chamado Kote.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
O temor do sábio - A crônica do matador do Rei - Segundo dia
Editora: Arqueiro
"Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil."
Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kote é obrigado a tentar a vida em outras paragens.
Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kote usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lideraa um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver - até agora. Kote também conhece um guerreiro ademirano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos.
Galera, por hoje é isso. Pretendo dedicar meu próximo artigo a um livro em especial, e depois continuo com mais indicações por aqui. (Não pensem que eu esqueci de livros como a série "Cronicas de Gelo e Fogo").
Abraços!
OWWWNT que lindo (L)Quero até ler esse livro agora.
ResponderExcluir