Postado por: Carlos Alexandre
Olá, amigos e companheiros de cerveja barata. Hoje, pela primeira vez, me arriscarei a falar de filmes no Blog. Sim, dei uma rasteira no Deniel Vieira e vou fazer a segunda postagem da série: "O Porta-Malas do Delorean". E como dito na primeira postagem, sempre falaremos nesse espaço sobre alguns filmes mais antiguinhos que merecem ser lembrados, citados e reverenciados por nós aqui do Blog Nerdialidade.
E hoje falarei do filme mais espetacular de toda história e que se você, nobre leitor, nunca viu, deveria. E bastante. Cliquem em "mais informações" e vamos ao que interessa!
O PODEROSO CHEFÃO!
Para os pouquíssimos que não sabem, esse é um filme de máfia (o melhor!). Modéstia à parte, por favor, se for assistir pela primeira vez, assista com um Nerd. 3 motivos:
1 - Pra você realmente entender todo o filme.
2 - Pra você ver os olhinhos do Nerd em questão brilhando a cada cena.
3 - Porque TODAS, absolutamente, TODAS as cenas do filme são importantes. Não há encheção de linguiça; tudo que acontece tem um porque e durante a história você vai entender o porquê (obviamente, se seguir o motivo 1 citado).
Esse filme ganhou 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo). O filme data de 1972.
Basicamente a história do filme é: 1 homem (Vito Corleone) é o chefe de uma enorme família. Ele é considerado o "Don", o Chefe, a quem todos respeitam, admiram e em sua grande maioria, temem. O começo do filme é durante o casamento de sua filha. Muitas pessoas comparecem no casório: toda a nata gangster, além de politicos influentes, policiais e em determinado momento, até um agente do FBI que tenta "atrapalhar" a festa. Sonny (primogênito de Vito) COSPE na carteira do agente e sai andando. É uma cena que vejo e revejo e morro de rir.
![]() |
Uma das primeiras cenas do filme e também uma das mais famosas. |
Michael Corleone (Al Pacino) é um ex heroi de guerra que não gosta dos assuntos da familia. Ele tem uma namorada chamada Key (até hoje não acredito que é a Diane Keaton. Ela era uma chuchuzinha, cara). Aliás, para os "novos" fãs ou para os que conheceram há pouco tempo Al Pacino, é dificil acreditar que seja ele nas primeiras cenas do filme. Só quando ele leva um soco na cara dado por McKluskey (um comandante corrupto da policia) que a cara dele fica meio torta e fica bem parecido com o que é hoje.
![]() |
Al Pacino como Michael Corleone. Sim, é ele. Bonitão, né? |
Numa cena bizarra do filme e que finalmente dá-se o desenrolar, Don Vito Corleone comprava frutas (o que um homem multi milionário fazia comprando frutas meio podres numa feira da periferia eu até hoje não consegui entender, tá bom que ele era humilde e não gostava de negar as suas raízes, mas não entra mesmo na minha cabeça), é atacado com vários tiros PELAS COSTAS por dois capangas da familia Tattaglia, a mando de Solozzo, um Turco esquisitão que propôs um acordo com Corleone para implantar de vez o negócio de Narcóticos na sua área. Corleone aceitava o vício do jogo, mulheres, cigarros, bebidas, mas o vício das drogas, não. E essa foi a sua resposta à Solozzo e o que aconteceu após essa negativa já foi citado.
![]() |
Vito Corleone apertando a mão de Solozzo. Não é um cumprimento de amigos, é um desfecho tenso que acaba gerando uma das cenas mais tristes do filme posteriormente. |
Logo após acontecem várias coisas interessantes como: Michael entra de vez para os negócios da familia; ele mora uns tempos na Itália e se casa com uma gostosinha que morre numa explosão, depois volta pros EUA e se casa com a Diane Keaton, aí tem vários filhos com ela. Al Pacino nesse filme é muito muleke-piranha.
Sim, pra você que pensou que eu iria contar TODO o filme nessa postagem, se enganou redondamente. Citei apenas o inicio e o principal, a entrada de Michael nos negócios da família. Se eu falar mais vou contar o fim do filme, e, particularmente, não gosto disso.
![]() |
Se você nunca viu o filme, quando vir vai lembrar dessa imagem. E vai rir. |
Em resumo:
Você que já viu "O Poderoso Chefão" com certeza aprendeu muita coisa com ele. Como dar valor à familia, aos bons costumes e a ser leal com os seus companheiros. Te ensina a manter os amigos perto e os inimigos mais perto ainda. Te ensina que você tem apenas uma boca e dois ouvidos, ou seja, te ensina a ouvir bastante e falar o minimo possível. Te ensina que apesar de haver um enorme numero de matanças no filme, apenas 1% se deve por motivos pessoais. Na máfia a morte é apenas negócio. E o sangue, amigo, o sangue é uma coisa muito cara.
O filme tem 3 horas de duração. Mas vale cada segundo. Se você nunca assistiu, está perdendo o melhor filme de todos os tempos.