Postado por: Natália Alves
Olá Nerds! Tudo tranquilo nesse domingo?
A tecnologia anda batendo à nossa porta constantemente, já não vivemos mais sem ela e não imaginamos isso em um futuro próximo, só a queremos mais e mais por perto...
O que acha ter um amigo ao lado, que te reconhece à distância; reage a situações de felicidade, espanto ou tristeza; segue-te; é capaz de segurar alguns objetos; jogar bola; conversar e você pode configurá-lo como quiser? Além de ser um fofo, venhamos e convenhamos... Acha que é coisa de filme fictício? Não mais. Olha o nosso amiguinho aqui:
O Nao Next Gen é o novo humanóide da Aldebaran Robotics, uma versão foi apresentada há um ano, originalmente foi criado para ajudar crianças autistas na educação, mas agora virou um robô cheio de recursos que está completamente ligado ao futuro, quer dizer, ao presente, porque já já estará disponível para a venda.
Esse pequeno robô mede 58.5cm e pesa 4,3Kg, seu ‘coração’ é um Atom de 1,6GHz, os seus olhos são duas câmaras HD que permite o reconhecimento facial, possui o programa Nuance, que lhe permite um melhor reconhecimento do áudio, tem também uma ligação Ethernet e WiFi e uma liberdade de movimentos de até 25 graus o que lhe permite realizar atitudes ou movimentos com mais expressão e rapidez.
Acho que qualquer um irá querer ter uma versão em casa desse robô, que tem tudo para se tornar um companheiro e um “capricho” de nós humanos. Só espero que numa época onde as relações estão baseadas em redes sociais e um parabéns virou apenas uma publicação em seu mural, essa tecnologia toda não piore a situação.
Creio que o filme “Eu, robô” já está ultrapassado, ein? Não precisaremos esperar até 2035 para termos um Nestor Class-5, em nossas casas, do jeito que a coisa anda, o Nao Next Gen, é só o começo de algo brilhante que vem por ai.
Agora é esperar pelo preço, por tudo que ele faz e representa, esse deverá ser o único ponto negativo. rs rs
Confira um vídeo onde vemos o que esse robozinho é capaz de fazer: