Postado por: Karoline Coimbra
Quantas vezes vocês acham que seria necessário dobrar uma folha de papel pra que ela chegue até a Lua?
Vamos lá, vou dar algumas opções e tentem escolher a que você acredita ser a correta: (tem a resposta no final do texto, então não vale trapacear)
Sabemos que uma folha é extremamente fina tem em torno de 0,01 cm de altura. Bom, e distancia média da Terra até a Lua é de cerca de 384,000 km, ou cerca de 3,84 x10¹² página de distância. Isso te faz pensar que seria preciso uma enorme quantidade de papel pra chegar a Lua, certo? Então vamos lá:
Quando eu tenho uma página desdobrada (zero dobraduras) a espessura é de apenas uma página. Quando eu dobrar uma vez a espessura será de 2 páginas, e ai está a chave da questão, quando eu dobrar novamente a espessura não será de 3 páginas e sim de 4 páginas. E se eu dobrar pela terceira vez teria e espessura de 8 páginas. Existe um padrão nisso. A dobradura de papel é exponencial , sendo que se eu dobrar pela quarta vez, terá a espessura de 16 páginas. Pela quinta vez terá 32 páginas de espessura e assim por diante. Quando eu chegar a 9 dobraduras a espessura será maior que 500 folhas. Quando eu chegar a 20 dobraduras o meu papel terá mais de 10 km de altura, o que é maior que o monte Everest. Com 41 dobraduras terei metade do caminho até a Lua e aí com 42 dobraduras teremos a distância até a Lua!
Claro que isso é apenas um calculo, já que dobrar um papel mais que 9 vezes já é algo difícil de ser realizado.
Isso é incrível! Mas isso é o poder do exponencial, que permite transformar coisas pequenas em coisas grandes. E aí com apenas 94 dobraduras de papel teria o tamanho do universo visível.
E aí, com certeza você acho que teria que dobrar muito mais, né? Deixe seu comentário.