20 agosto 2013

A Piada Mortal | Grant Morrison diz que Batman matou o Coringa no final da HQ

Por José Gomes   Postado As  14:01   Nerdialidades

Postado por: J.Gomes 


A Piada Mortal faz parte de uma das melhores épocas do Batman. Entre 1988 e 1989 a DC publicou três grandes marcos do homem-morcego: O Cavaleiro das Trevas, a própria A Piada Mortal e Uma Morte na Família. A última citada foi a responsável por matar o segundo Robin, Jason Todd. 

O Batman atual deve muito a essas HQs publicadas nos anos 80, e por isso elas são referência até hoje. Criando discussões entre fãs, e caras como Grant Morrison e Kevin Smith. Cada um com sua opinião sobre o final da história escrita pelo barbudo inglês Alan Moore, ok?!

Então, no podcast Fat Man on Batman, com Kevin Smith, Morrison disse o seguinte sobre a clássica HQ: " ninguém notou, mas o Batman mata o Coringa. Por isso é chamado de 'A Piada Mortal', no final o Batman vai e quebra o pescoço dele, e é por isso que a risada para e as se apagam, porque aquela foi a última chance de cruzar aquela ponte. Alan Moore escreveu a história definitiva entre Batman e Coringa. Ele finalizou isso...Mas foi de uma forma muito ambígua, então as pessoa nunca tiveram certeza, o que significa que não precisa ser a última história de Batman e Coringa. É brilhante!"

Se vocês repararem bem na última página da HQ, essa teoria pode ser muito bem encaixada, o que alimenta toda a discussão sobre o assunto. Olho na lance agora:

Mas tem muito mais coisas a serem consideradas, essa é só a opinião do cara, então foda-se e bola pra frente.

Vamos agora falar sobre a cronologia. Quando Moore recebeu o convite para escrever o anual do Batman, que acabou se tornando a graphic novel, a intenção dele era ter uma HQ como parte da cronologia oficial oficial do herói. Assim, tudo consta nela, desde o começo, só precisava ser aprovado pela DC. Sendo assim, Alan Moore questionou os editores se poderia aleijar Barbara, e recebeu um "sim". Ele também resolveu dar uma nova origem oficial ao Coringa, ainda usando como base o Capuz Vermelho, e recebeu outro "sim". Pelo que se sabe, não houve nenhum pedido para matar o Coringa na história.

Alan Moore dificilmente dá entrevistas, mas já falou algumas vezes sobre A Piada Mortal. Nada sobre assassinar o antagonista. Uma certa vez ele disse sobre a HQ: "é o final do dia. Watchmen era algo sobre lidar com o poder. V de Vingança era sobre fascismo e anarquismo. A Piada Mortal era apenas sobre Batman e Coringa, e as personagens não são realmente símbolos de nada que seja real, do mundo real; são apenas dois personagens de quadrinhos". Podemos então dizer, que o próprio Moore não dá significados ocultos à história.


Podemos dizer então que no final das contas a decisão sobre o Batman realmente matar o Coringa sempre foi da DC. Em momento algum a editora quis isso naquele tempo, nem depois, senão realmente teria matado o antagonista. Depois de A Piada Mortal, no final de Uma Morte na Família,a DC chegou a publicar uma morte muito mais explícita para o Coringa, que em pouco tempo se provou ser fake. Só para vocês terem uma ideia.

Nada é definitivo nas HQs. Elementos perdidos no passado podem ser trazidos a vida de novo pelos atuais roteiristas da história. Grant Morrison fez algo do gênero, ao recolocar o arco O Filho do Demônio à cronologia e apresentar Damian Wayne, filho de Bruce Wayne. Mas ele nunca trouxe a visão do final de A Piada Mortal para a cronologia e não poderá mais, pois o lugar de roteirista principal do Batman no momento é ocupado por Scott Snyder, que, aliás, escreveu o ótimo arco A Morte da Família, atualizando o Coringa, de uma forma muito inteligente.

Com tudo isso dito, chegamos ao veredicto: o Coringa não morre no final de A Piada Mortal. Por mais que o final da HQ seja intencionalmente ou não ambíguo. 


Curtam nossa Fan Page a e participe do nosso Grupo do Facebook!



Comentários
0 Comentários
Voltar ao topo ↑
© 2013 Blog Nerdialidade - Criado por - Matheus Fidelis - Converted by BloggerTheme9
Traduzido Por - Template Para Blogspot. Proudly Powered by Blogger.