Se você utiliza seu cartão de memória ou pendrive com muita frequência alterando quase sempre seu conteúdo adicionando ou removendo arquivos, deve ter notado que, aos poucos, ele acaba perdendo misteriosamente alguns mb's de capacidade e vai ficando cada vez mais lerdo.
Seja os arquivos pesados ou leves, para trabalho ou simplesmente fotos dos rolês nas baladinhas monstras, eles acabam gerando arquivos ocultos inúteis que acabam criando volume com o tempo e desmerecendo seu drive.
Bom, se você me acompanha no Twitter, deve saber que eu estou novamente na experiência de adaptação do Windows 8 na minha vida e como não fui o único de casa a me interessar por testar esse sistema operacional, acabei assumindo o compromisso de instalá-lo no netbook do meu pai.
Como vocês sabem, os netbooks não possuem drive de CD, e isso tende a levar o processo da formatação à um outro patamar um pouco mais caro. Desde que me conheço por gente, eu tenho gerado um acumulo desnecessário de cartões SD em casa. Sempre que compro um aparelho novo, seja qual for, eu não penso duas vezes antes de comprar um cartão de memória junto, levando assim a inutilização dos antigos que no fim acabam sendo esquecidos junto as minhas cartas de Magic numa caixinha da prateleira.
Tive a ideia de formatar alguns deles para instalar sistemas operacionais e programas que trabalham no boot como o Backtrack neles. Porém, quando fui dar aquela conferida no espaço de alguns deles, acabei notando que eles haviam perdido cerca de 5 à 15% da sua capacidade misteriosamente. Tentando resolver o problema nos fóruns de nerds de hardware espalhados pela internet e falhando, me lembrei das aulas de DOS (Prompt de comando, vá) que foram pouco aproveitadas por mim há uns 3 anos atrás e revirei meu guarda-roupas para encontrar meu caderno de anotações. Encontrei uma solução fácil e simples que dispensa a utilização de qualquer programa. Dá pra resolver tudo rapidinho sem precisar instalar nada.
1- CERTIFIQUE-SE DE QUE O DISPOSITIVO QUE VOCÊ QUER LIMPAR ESTEJA CONECTADO
Conecte seu cartão SD ou Pendrive no seu computador e espere até que ele seja devidamente reconhecido e exibindo todos os arquivos que estão armazenados.
2 - ABRA O PROMPT DE COMANDO
Abra o Executar do Windows apertando Iniciar + R ou simplesmente fazendo a busca pelo termo "Executar" na pesquisa. Em seguida digite o comando CMD (executável do Prompt) e clique em "Ok".
3 - EXECUTANDO O DISKPART
Com o Prompt de comando aberto, digite o comando DiskPart. Uma outra janela semelhante irá abrir. Ela estará executando as funções do DiskPart, ferramente que você vai usar para administrar os discos conectados à seu PC.
Com esta janela aberta, digite o comando "List Disk" para listar todos os dispositivos conectados.
Com esta janela aberta, digite o comando "List Disk" para listar todos os dispositivos conectados.
ATENÇÃO: A partir de agora você deverá saber exatamente qual dos discos é o que você deseja formatar. Lembrando que você pode acidentalmente acabar fazendo o processo no seu disco rígido e tornando ele inutilizável. Portanto, atenção! Obviamente o dispositivo que você deseja formatar será o que tem menos espaço.
4 - EXECUTANDO A LIMPEZA
Agora você precisa executar o comando "select disk X" onde X é o número do dispositivo que você deseja limpar. No nosso caso, o disco desejado é o disco 1, já que o 0 é o HD da minha máquina.
Ficaria então "select disk 1"
Com o disco selecionado, execute o comando "clean". Automaticamente o DiskPart fará todo o processo de limpeza do dispositivo. Lembrando que todos os dados salvos nele serão perdidos para sempre! Então certifique-se que não tenha nada de tão importante nele antes de executar o processo.
Agora você vai precisar formatar o disco que você limpou. Você pode fazer isso da maneira padrão, ou seja, clicando com o botão direito sobre ele e selecionando a opção "Formatar" ou simplesmente executando o comando "format".
Espero mais uma vez ter ajudado! Agora me sigam nas redes sociais e é nóis!
Siga: Instagram
Curtam nossa Fan Page a e participe do nosso Grupo do Facebook!